Fotografando a Lua – Sony H50




Estou passando para o meu blog o texto que escrevi sobre fotografias da lua, com a câmera Sony DSC-H50.
A lua, sempre inspirando poetas, apaixonados e afins, faço a minha parte registrando ela, e dividindo com vocês. Vou passar para vocês algumas dicas que fui aprendendo com o tempo para fotografar ela.

Pra começar, para fazer essas fotos, usei uma câmera Sony-H50, que conta com um zoom ótico muito potente, e ajustes manuais. Outras câmeras avançadas também possuem essas características. Então, vamos lá.
Altere para o modo manual da câmera, girando o botão superior da câmera até checar em M.
Repare nos ajustes na parte de baixo do LCD, vamos mudar alguns deles, então mãos a massa. Clique no botão de confirmar [1], e gire o botão indicado [2] para ajustar o Iso para 100 e clique em confirmar de novo, gire o botão [2] uma vez para direita, mudando para a velocidade do obturador, confirme, gire o botão até chegar em 125, confirme novamente, e gire mais uma vez para a direita, (valor da abertura), e ajuste esse valor para 8, confirme novamente. O próximo ajuste é o de foco, gire o botão até chegar ao ícone de uma mão (focagem manual), nesse modo, a distancia do foco vai de 1cm ao infinito, clique no botão da direita (flash) até o ajuste do foco ficar no infinito, e confirme. Tirando a distancia de foco, recomendo ir testando valores diferentes, trazendo resultados interessantes.
Depois desta novela toda, um ultimo ajuste, clique em menu, e baixe a resolução da câmera para 5mp, com isso podemos usar o zoom digital, sem perda de qualidade.
Publicidade


Agora é só apontar para a lua, em qualquer fase dela, (não consegui nenhuma minguante ainda =/) esticar o zoom no máximo e clicar.

#dicas:
  • Faça os ajustes, apontando a câmera para a lua, você vai acompanhando qual pode ser o melhor ajuste.
  • Faça varias fotos com ajustes diferentes.
  • Durante o dia conseguimos resultados muito interessantes também.
  • Pode-se baixar a resolução para 3 mp, para conseguir um zoom digital maior.
  • Um bom horário para fotografar a lua cheia, é entre 16:30 e 20:00, quando ela esta refletindo menos luz.
Fiz um álbum no meu Flickr com outras fotos da lua feitas por mim.  http://www.flickr.com/photos/only_lf/sets/72157623275211652/
Links interessantes.

3 comentários:

Namorada Apaixonada disse...

Posso dar total certeza de que esse homem sabe do que está falando, pois sou a namorada que recebe as fotos mais fantásticas e apaixonadas da lua que ele faz questão de tirar!
Treine e faça sua mulher feliz TAMBÉM! ;)

Criação de sites - RJ (21) 3245-7117 disse...

mto boa mesmo. Eu tenho uma hx1 e gosto mto de fotografias.

abraço!

www.chinelada.com

Luiz Fernando disse...

Valeu man, o principio com a X1 é o mesmo, só muda a localização dos controles.
Continue acompanhando o blog.