Câmera Digital - Como escolher a sua





Saudações a todos.
Nesse post, vou falar sobre câmeras digitais. Modelos, qual câmera é indicada pra cada usuário, vantagens de desvantagens de cada modelo, e algumas dicas pra ajudar na escolha de sua câmera nova.


Não vou enrolar muito, começando a falar sobre câmeras digitais, vamos pra uma que a maioria das pessoas carrega no bolso:

Celulares: em alguns celulares top de linha, as câmeras são tão boas quanto as câmeras compactas, com lentes consagradas no mercado fotográfico. Em muitos celulares intermediários encontramos boas câmeras também. A principal vantagem dessa câmera é a portabilidade, como desvantagem, a ausência de zoom ótico e o flash limitado.

Câmeras compactas: essas câmeras são as mais recomendadas para o fotógrafo ocasional, que gosta de registrar seus momentos e não quer se preocupar com ajustes manuais avançados, inclusive contando com vários tipos de cenas prontas, que ajudam bastante a produzir boas fotos. O zoom ótico dessas câmeras varia entre 3 a 4x. Esse tipo de câmera é a mais encontrada no mercado.




Superzoom e Prosumer: são câmeras recomendadas para quem gosta de fotografia, e ainda não quer ir para as câmeras profissionais. Conta com muitos ajustes manuais, como tempo de exposição entre outros. O zoom ótico é outra vantagem dessas câmeras, eles buscam de 10 a 20 vezes, o que dá um resultado muito bom. A maioria dos modelos conta com redutor de vibrações para as fotos não saírem tremidas. A principal desvantagem dela é que é uma câmera de grande porte. (possuo uma dessas)



Publicidade

DSLR: câmeras indicadas para amadores avançados e profissionais, a principal característica é o uso do visor ótico para enquadrar as fotografias. Com isso você vê realmente o que a lente está captando. Quem optar por esse tipo de câmera, deve estar preparado para investir em lentes, normalmente as lentes que acompanham o kit dessas câmeras não têm quanta qualidade quanto o equipamento. O aprendizado do uso dessa câmera é um pouco longo.

 


Algumas dicas gerais sobre a escolha do seu equipamento:

Não se engane com a quantidade de Megapixels, eles não tem influência nenhuma na qualidade da imagem e sim no tamanho que elas podem ser impressas sem perder qualidade. O mais importante pra escolha de uma câmera é o conjunto ótico, e do sensor da câmera, mas não vou entrar nesses detalhes técnicos.

Câmeras que possuem somente zoom digital devem ser evitadas, usando ele perdemos qualidade de imagem.

Mais uma vez vou falar isso, evitem Tekpix (que tiram foto, filmam, servem café, fazem carinho quando você está sozinho, e são melhores que o Ipod.) e câmeras de marcas que vendem batedeiras, ventilador, DVD, etc. Uma câmera de qualidade faz toda a diferença para se fazer boas fotos. #Fato

Os cartões de memória são itens fundamentais. O investimento em um cartão de 2GB ou mais é sempre bom. Com bastante espaço podemos tirar mais fotos, e sempre em resolução máxima da câmera. (mais detalhes sobre isso numa próxima)

Links interessantes.

1 comentários:

Érika Pacheco disse...

Estou procurando uma boa câmera e adorei suas dicas! Valeuuuu!